terça-feira, 21 de agosto de 2012

4ª Tarrafa Literária



Começa na quarta-feira 22 de agosto a 4ª Tarrafa Literária, festival que reúne autores, críticos, jornalistas e músicos; possibilitando um encontro com o público para arte e cultura ser discutida. É um espaço livre para que o público tenha a experiência de participar sobre interessantes discussões com pessoas ilustres do meio da criação cultural nacional e internacional.

No dia 22, o evento ocorrerá excepcionalmente no teatro Coliseu, Rua Amador Bueno, 237, no Centro Histórico. Nesse dia, às 20h, teremos a abertura com a banda “Querô”, que traz para a Tarrafa forte influência do samba reggae, com excelentes percussionistas. Após a abertura, teremos a solenidade às 20h30m com os idealizadores do evento, e então às 21h teremos um show com o famoso cantor Lobão, conhecido por ser multi-instrumentalista, cantor e compositor, editor de revista e apresentador de programas televisivos.

No dia 23, o evento voltará ao seu reduto, o teatro Guarany, localizado na Praça dos Andradas, nº 100. Os convidados do dia serão: o já citado Lobão, que comentará sua autobiografia intitulada 50 anos a mil, às 15h. Na sequência do evento, às 17h, a programação trará o encontro de José Miguel Wisnik e Gilberto Mendes, que dialogarão sobre suas odisseias musicais. Às 19h, ocorrerá o encontro intitulado “A África logo alí”, que contará com a participação do escritor angolano José Eduardo Agualusa, e do compositor Nei Lopes, que abordarão questões importantes para nossa herança multicultural.

No dia 24, às 15h teremos o encontro de um ficcionista e um jornalista, respectivamente Ricardo Lísias e Javier Contreras, intitulado o encontro ”Autores em Revista”. “Paixão pelos Livros” é o nome do encontro que será feito às 17h, com participações de Pedro Paulo Sena Madureira, grande editor, e Jerônimo Teixeira, jornalista e crítico literário, que partilharão suas experiências com a literatura. Às 19h, “Ficção Real ou Realidade Ficcional”, com Humberto Werneck, jornalista correspondente em Paris do Jornal da Tarde, e passou ainda por muitas revistas de prestígio, e Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus” que foi adaptado para o cinema por Fernando Meirelles.

No dia 25, às 15h teremos o encontro Pepe e Coutinho, ex-jogadores do Santos em sua época mais gloriosa, que partilharam suas experiências conosco. Às 17h, o encontro “A crônica nossa de cada dia” terá a presença de Adriana Falcão, conhecida pelos seus roteiros em filmes nacionais, e José Roberto Torero, cronista e cineasta. “Os Incorretos” ocorrerá às 19h, com Luiz Felipe Pondé e Leandro Narloch, esse  é jornalista e autor do livro “Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil” e “Guia Politicamente Incorreto da América Latina ” e aquele é professor de filosofia e famoso colunista pela revista Folha de São Paulo.

No último dia do evento, 26, será abordado o tema “Minhas Histórias em Quadrinhos” às 15h, que contará com a presença de Lourenço Mutarelli, autor do livro “O Cheiro do Ralo” e cartunista, e Fernando Gonsales, cartunista e veterinário. Às 17h “Divulgadores da Ciência”, com Miguel Nicolelis, médico e cientista, que já foi considerado um dos 20 melhores do mundo, e Edson Amâncio, médico especialista em neurociência e também conhecido pelo livro “O Homem que fazia chover- E outras histórias inventadas pela mente”. Boni, aclamado diretor de televisão e um dos responsáveis pelo sucesso da Globo, e Ricardo Amaral, colunista e famoso empresário de casas noturnas, fecham o evento com “Se não me Falha a ´Memória” às 19h.

Nos dias 25 e 26 acontece também a “Tarrafinha”, voltado para o público infantil. O dia 25 apresenta, às 14h, a contação de histórias dos livros “A tampa do céu”, “7 histórias para contar”, e “Mania de explicação”. 15h o espaço é reservado para um bate-papo com a autora dos livros, Adriana Falcão.
No dia 26 temos contação de histórias dos livros “Chapéuzinhos coloridos”, “O patinho que não era patinho nem feio”, “Os oito pares de sapato de Cinderela”, e “Branca de neve e as sete versões”. Às 15h ocorre o bate-papo com o autor dos livros, Marcus Aurelius Pimenta.

Estaremos na Tarrafa todos os dias para comentar os encontros e bate-papos.
Para aqueles que irão, a entrada é franca, mas se possível, por favor, levem um livro para doação, ele pode ajudar muito aqueles que querem entrar em contato com a cultura e não podem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário