sábado, 8 de setembro de 2012

Mirada: Grupo Galpão, Romeu e Julieta


A tragédia do dramaturgo inglês William Shakespeare esteve hoje no Emissário Submarino com nova roupagem, mas sem perder a sua essência que encanta o mundo durante séculos. Romeu e Julieta, adaptado pelo grupo Galpão, é uma peça que dispensa apresentações, mundialmente conhecida pela história dos amantes que pagam com a vida a hipocrisia social de seus antepassados, por criarem uma rixa que impossibilita que o amor floresça.
Os mineiros impressionaram com sua adaptação contemporânea da obra. Peça montada ao ar livre, tendo como principal componente de cenário uma perua Veraneio modelo 1974, uma exclusividade da nossa cidade foi a orla da praia, que serviu de fundo para a peça. O público que compareceu à peça, que representou a região em boa quantidade, pode usufruir de um ótimo espetáculo e de uma agradável tarde de inverno com cara de verão.
Além do cenário incomum, o grupo Galpão, com roupagem e atuações circenses, deram novo linguajar a peça shakespeariana. Adaptando o figurino do séc. XVI para um misto de cultura regional brasileira com inspirações do circo, o grupo Galpão utiliza dos diálogos e narrativa da peça, e veste ela com linguajar novo, dando um ar diferente à peça sem modificar o seu enredo.
Os atores, alguns se equilibrando em pernas de pau, interagiram com o público, às vezes até fugindo um pouco do script, arrancaram muitas risadas do público, essa interação cômica com o público é outra inspiração do picadeiro, onde a interação com o público é um grande fator. Outro encanto da peça foi o resgate da cultura popular brasileira presente na forma de serestas e modinhas, e no já mencionado figurino e cenário, como o “Anel de Vidro” de Manuel Bandeira que teve forte presença na peça, que também reflete em metáfora o amor dos jovens, que “se quebrou”.
O grupo Galpão nos mostra que por meio do visual estilístico da peça, é possível modificar e adaptar um grande clássico teatral, e, com vestes novas, atrair o público sem mudar sua essência da peça.

Um comentário:

  1. O espetáculo foi realmente muito bacana. Vocês descreveram muito bem a experiência do espetáculo.

    ResponderExcluir